segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Nas Serenas Águas...

Numa tarde em Itapuã...
Nas serenas águas...
O pequeno barco deslizava...
E seguia o seu Destino.

Parque Estadual de Itapuã - Localizado a 57 km da capital, Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da laguna dos Patos.Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias. A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras.

O Parque foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durante a Revolução Farroupilha. Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza. Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataque imperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas." Texto publicado em Zero Hora 29/04/2003

Praias abertas para visitação: das Pombas, da Pedreira e Praia de Fora.

Itapuã é uma palavra de origem tupi-guarani, é um tipo de arpão curto, com ponta metálica (originalmente de pedra - ita, nesta língua), que era utilizado para a pescaria de tartaruga e peixes grandes. A palavra siginifica Pedra que chora - do Tupi-Guarani (ITA- pedra, PUÃ- Choro, Gemido).

Nenhum comentário: