terça-feira, 8 de julho de 2008

Mostra MOMENTO DO MOVIMENTO


_________________________________Foto: Gutemberg Ostemberg

Percebendo a identidade de interesses em torno do intrigante tema do Movimento, os fotógrafos Cristiano W. Soares, Eledir Martins, Gutemberg Ostemberg, Germano Preichardt, Hilton Lebarbenchon, Isaura Saraiva, Luciana Lee, Neusa de Ávila Telles e Miriam Marroni, resolveram desenvolver um projeto fotográfico centrado no assunto, onde fosse preservada, no entanto, a linguagem artística individual e o estilo particular de cada envolvido.

O tema Movimento abrange, no caso dos trabalhos, inúmeras manifestações, desde as da própria natureza, as ações mecânicas de determinadas máquinas, o andar de uma inocente criança, a dos brinquedos, etc. E, muitas vezes, nossos olhos compreendem a cena de uma determinada maneira, diversa das possibilidades de registro por intermédio de uma câmera fotográfica.

Utilizando ajustes manuais dos equipamentos fotográficos, cenas características de movimento foram capturadas; ora se valendo de baixas velocidades do obturador das câmeras, a fim de não congelar as imagens, obtendo efeitos que surpreendem pelo resultado, por serem diferentes daquilo que os olhares concebem normalmente de determinadas cenas de ação, ora lançando mão de altas velocidades do obturador, com o objetivo de paralisar o ato no seu ápice.

Os autores das imagens produzidas durante a captação dos trabalhos perceberam a necessidade, diante da perplexidade e indagações dos espectadores, em face das fotografias obtidas, de divulgar esse instigante material para um maior público.
Mais informções:
Para ver algumas imagens da mostra clique no link: