sábado, 26 de abril de 2008

Algumas de minhas fotos mais visitadas na Internet



1. Tranqüilidade - Tranquillity, 2. Figueira numa noite fria noite de lua cheia / A fig tree in a cold full moon night, 3. Green, Yellow, Blue and White too... / Verde, Amarelo, Azul e Branco também..., 4. Dew, 5. Porto Alegre - Noturna, 6. This wave is mine!! Vou pegar uma onda!!, 7. Across the lines, 8. Mar, belo mar, 9. Amanhecer na Silveira - Garopaba, 10. Na vertical, 11. Manifestação da Natureza, 12. O Movimento Ilusório / The ilusion of movement / Foto selecionada no Salão Internacional Jauense / Primeiro lugar em concurso com tema Movimento, 13. Idosa... mas charmosa!?, 14. Nuvens do Uruguai / Linda La Paloma, 15. La Boca, 16. Cumprindo o seu papel, 17. Os encantos do mar..., 18. Cats B&W, 19. Autumn, 20. Palavras no Olhar / The Power of the Look, 21. Scene of Nature / Cena da natureza, 22. Fogo / Fire / Le feu /, 23. Puxando a Rede / Fishing, 24. O Pescador de Balões / The Fisherman of Balloons / Le Pêcheur des Ballons / Il Pescatore degli Aerostati, 25. Paradise is Here / Le paradis est ici /, 26. Cores no Céu de Torres-RS / Colors in the Sky, 27. Anoitecer em Campo Grande-MS, 28. Girassóis do Sul / Sunflowers of South, 29. Pintura em Foto / Picture in Photography / Punta del Este, 30. Inverno - Winter, 31. My Way... / Foto Premiada, 32. As Faces da Cachoeira / The faces of the Waterfall / Les visages de la chute d'eau, 33. Canyon Fortaleza no Inverno, 34. P A Z / P E A C E, 35. Noite em Punta Del Este, 36. Fortaleza1

AVES - Algumas Fotos Minhas Publicadas na Internet

Flight Despertadores de São José dos Ausentes Alçando Vôo...  The bird took flight O Ipê e o Beija-Flor This wave is mine!!  Vou pegar uma onda!! De Branco / Dressed in white São Chico III / Shyness? No Lago Verde Pica-Pau Ilustre Morador / Colors of Brazil
Colhereiros Zezao

PARA VER EM TAMANHO MAIOR CLIQUE NAS IMAGENS

FOTOS: Gutemberg Ostemberg

quinta-feira, 24 de abril de 2008

VI Concurso Nacional de Fotografia

Tema: A prevenção do uso indevido de drogas na comunidade
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), lança o VI Concurso Nacional de Fotografia.
O evento é dirigido ao público em geral e cada fotógrafo concorrerá em uma única categoria (profissional ou amador), com apenas um trabalho inédito.
Os dois primeiros colocados de cada categoria receberão premiação em dinheiro que varia de R$ 4.000 a 1.500 Reais.
As fotografias deverão ser postadas até o dia 25 de abril e entregues na Senad até o dia 25 de maio de 2008.
A Secretaria Nacional Antidrogas fica localizada na Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B, sala 211, CEP 70.150.900 – Brasília –DF.
Regulamento e Ficha de inscrição: www.obid.senad.gov.br

Fonte: Confederação Brasileira de Fotografia

AVISO: Todos os dados e links dos concursos, divulgados neste Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos organizadores e patrocinadores.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

BRAZIL BY NIGHT - O LANÇAMENTO FOTOGRÁFICO DO ANO


No dia 17 de junho de 2008, às 19h30, na Livraria Cultura, Av. Paulista 2.073, Loja 153 – Nave Central, São Paulo-SP, acontecerá o lançamento do livro Brazil by Night. Trata-se da publicação de 200 imagens noturnas das capitais e de outras cidades brasileiras, sempre com uma visão noturna inusitada. Entre os 69 fotógrafos convidados, mestres da fotografia brasileira, como Walter Firmo, Araquém Alcântara e Tetsuo Segui. A obra conta, ainda, com a presença dos fotógrafos de Porto Alegre, Gutemberg Ostemberg, Kátia Espíndola e Letícia Lampert. Gutemberg é natural de Campo Grande-MS, que, retornando à sua cidade de origem, revela-nos um dos belos pontos da Capital Sulmatogrossense em imagem noturna. Em edição luxuosa, o livro circulará em todo o brasil com 4.000 exemplares, ao preço individual de 170 reais. Brazil by Night já está sendo considerado o lançamento do ano na fotografia brasileira. O livro contará também com textos assinados por 19 escritores, dentre os quais o amigo Carlos Alkmin.

Patrocínio : ING Bank, Farmasa, Abbott - Editora AS - Arte e Significado / Minerva Produção Cultural - Apoio: Livraria Cultura, Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

sábado, 5 de abril de 2008

Fotografia no The World's Best Photos of Blue and Ocean

Anchored in Calm Waters / Ancorado em Águas Mansas / Foto no The World's Best Photos of Blue and Ocean
Foto: Gutemberg Ostemberg

Esta fotografia consta no The World's Best Photos of Blue and Ocean e é uma de minhas fotografias mais comentadas no meu flickr: www.flickr.com/photos/gutembberg
Recentemente estive na Bahia, em Porto Seguro, e dois lugares muito me encataram: Arraial d'Ajuda e Coroa Vermelha, além de outros. Em Coroa Vermelha, onde fiz esta foto, o mar calmo, de água transparente e de ótima temperatura, foi um convite para relaxar. Publiquei algumas fotos do passeio, mas esta imagem tem chamado a atenção. Alguns colegas sugeriram, inclusive um crop para detalhar mais a imagem, mas não gosto de modificar a imagem inicialmente concebida. De toda forma, gostei das sugestões. Para ver os comentários, clique na foto.
É bom imaginar que no Brasil também temos lugares paradisíacos ainda. E devemos valorizar isso.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Veja o primeiro video em língua portuguesa do Lightroom 2.0



Fonte: http://www.andreneryfotografia.blogspot.com/

Acabou de ser lançado o Lightroom 2.0

Após uma rápida olhada sobre o programa, o fotógrafo André Nery destaca algumas melhorias:
I. a barra de filtros (filters bar) sobre as imagens que tornou a classificação e a busca muito mais simples e eficiente;
II. a possibilidade de ajustar parcialmente imagens sem precisar ir ao Photoshop (correções locais - local corrections);
III. criar arquivos JPEG com todos os recursos fornecidos pelo módulo print;

Fonte: http://www.andreneryfotografia.blogspot.com/

terça-feira, 1 de abril de 2008

As fotos que ficaram escondidas por 30 anos


Por três décadas, boa parte do arquivo fotográfico do jornal El Popular vagou por dutos e tubulações do edifício que servia como sede para o periódico na capital uruguaia. Os negativos foram escondidos, em 1973, pelo então editor de fotografia, Aurélio Salcedo González, na esperança de que as imagens não caíssem nas mãos do governo militar.
A estratégia funcionou e o material foi encontrado, em 2006, por um jovem uruguaio em uma garagem do prédio. A conspiração que garantiu a integridade física do material não é totalmente compreensível, mas o fato é que as películas salvas reavivaram a memória do país e dos vizinhos.
A história deste reencontro será contada pelo próprio Aurélio Salcedo González que desembarca em Porto Alegre trazendo imagens raras da história política recente e da resistência popular aos governos militares no Uruguai e na América Latina.
O evento marca o lançamento do catálogo da edição 2008 do FestFotoPoa 2008, Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. Aurélio Salcedo e Daniel Sosa, coordenador do Centro Municipal de Fotografia de Montevideo, estiveram na cidade em janeiro, a convite do festival.
A participação de Aurélio no Festival foi considerada pelo coordenador do FestFotoPoa, Carlo Carvalho, como um dos grandes momentos do evento.
“O retorno do Aurélio a Porto Alegre dá oportunidade de apresentar o catálogo do festival reeditando um dos pontos altos do festival”, disse Carlos Carvalho.
Data: 2 de abril, 18h30Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223)A promoção é do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, da Secretaria de Estado da Cultura, e da comissão coordenadora do FestFotoPoA. A entrada é franca.
Aurélio González
Era o chefe de fotografia do diário El Popular de Montevideo. Em 1973, frente à iminência de um golpe militar, ele escondeu o arquivo fotográfico no prédio onde funcionava o jornal. O material ficou oculto por mais de 33 anos e foi descoberto em janeiro de 2006.
Aurélio nasceu no Marrocos, em 1931. Militante de esquerda participou de grupos antifranquistas e círculos ligados ao Partido Comunista. Entrou em contato com a fotografia por casualidade e logo começou a trabalhar profissionalmente. A partir da criação do El Popular, em 1957, intensificou sua atividade e fotografou o cotidiano dos bairros populares da capital uruguaia.
Em 30 de novembro de 1973, o governo militar fechou o jornal e proibiu que os fotógrafos continuassem exercendo sua profissão. Aurélio ficou no país até setembro de 1976, quando partiu para o exílio no México, levando imagens que se transformaram em símbolos de luta e denúncia contra o regime militar uruguaio. Em outubro de 1985, voltou ao Uruguai e retomou sua atividade profissional.
Pouco antes do fechamento, Aurélio tentou vários locais para esconder os negativos no próprio prédio em que funcionava o jornal. Desde então, o edifício sofreu duas reformas e alguém mudou a localização do material que só foi reencontrado em 2006. As imagens revelam o cotidiano dos trabalhadores, a movimentação política da capital uruguaia e a reação às mudanças do regime político.
São cerca de 48.188 negativos de 35mm, em bom estado de conservação, operados entre as décadas de 60 e 70, que estão sendo digitalizados pelo Centro Municipal de Fotografia de Montevidéu.
Fonte: Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre - FestFoto POA