quarta-feira, 30 de julho de 2008

ENCARNADAS - Mostra Fotográfica de Neide CPinto

Fotografias muito bem elaboradas que mexem com o nosso olhar. Detalhes que aos poucos vão revelando um mundo, de início aparentemente desconhecido, quando visto num rápido olhar, mas, certamente, muito presente em nosso dia-a-dia. Sem margem de dúvida, ver os trabalhos da amiga Neide CPinto é uma boa pedida para quem aprecia a arte e a técnica da fotografia.
Este é outro evento imperdível!
As imagens que serão mostradas foram produzidas na técnica de macrofotografia, e exploram as possibilidades do olhar sobre elementos docotidiano. O que se vê é a imagem de um legume cortado ao meio. Aoatravessar as lentes da câmera fotográfica, porém, o legumetransforma-se em corpo, em organismo, produzindo imagens cheias dereentrâncias, que questionam a matéria de que nós humanos somosfeitos. Penetrar nas entranhas deste pimentão é descobrir toda asuntuosidade das formas da natureza.A possibilidade inverter a realidade, criar novas formas, construirsentidos múltiplos, que manteve o interesse neste estudo, é umahistória iniciada no ano 2005 no projeto da oficina de Desenho-Atelier Livre PMPA, chamado "O terraço de minha casa". A fotografia,que era usada como referência, foi se transformando no principal veículo de expressão. A necessidade de permanecer em casa gerou acontinuidade deste projeto, levando a buscar novas formas de olharfocadas no interior, nas entranhas, tentendo desvelar a riqueza e assofisticadas estruturas escondidas embaixo da casca de frutas, florese legumes (descrição da artista).

Porto Alegre, Cidade do Futuro - Mostra Fotográfica


O amigo fotógrafo Alfonso Abraham inaugurará mostra fotográfica em Porto Alegre. Quem estiver na Capital Gaúcha vale à pena conferir os trabalhos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Península Valdés - Expedição Fotográfica - Patagônia Argentina

A Escola de Fotografia de Porto Alegre Projeto Contato promove expedição fotográfica à Patagônia Argentina:
"A Península Valdés, localizada na província de Chubut, na Patagônia Argentina, foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade em 1999. Em suas costas coabitam uma importante biodiversidade de fauna e flora que se apresentam com características especiais de acordo com os distintos ambientes da área: a estepe patagônica ou o meio marinho.
A organização e programas desta viagem estão sendo produzidos com o princípio de possibilitar condições importantes para o fotografar: tempo, horários de luz, permanência nos locais fotográficos e ritmo individual. Além disso, a produção leva em consideração estadia com conforto e tempos livres para programas individuais."

terça-feira, 8 de julho de 2008

Mostra MOMENTO DO MOVIMENTO


_________________________________Foto: Gutemberg Ostemberg

Percebendo a identidade de interesses em torno do intrigante tema do Movimento, os fotógrafos Cristiano W. Soares, Eledir Martins, Gutemberg Ostemberg, Germano Preichardt, Hilton Lebarbenchon, Isaura Saraiva, Luciana Lee, Neusa de Ávila Telles e Miriam Marroni, resolveram desenvolver um projeto fotográfico centrado no assunto, onde fosse preservada, no entanto, a linguagem artística individual e o estilo particular de cada envolvido.

O tema Movimento abrange, no caso dos trabalhos, inúmeras manifestações, desde as da própria natureza, as ações mecânicas de determinadas máquinas, o andar de uma inocente criança, a dos brinquedos, etc. E, muitas vezes, nossos olhos compreendem a cena de uma determinada maneira, diversa das possibilidades de registro por intermédio de uma câmera fotográfica.

Utilizando ajustes manuais dos equipamentos fotográficos, cenas características de movimento foram capturadas; ora se valendo de baixas velocidades do obturador das câmeras, a fim de não congelar as imagens, obtendo efeitos que surpreendem pelo resultado, por serem diferentes daquilo que os olhares concebem normalmente de determinadas cenas de ação, ora lançando mão de altas velocidades do obturador, com o objetivo de paralisar o ato no seu ápice.

Os autores das imagens produzidas durante a captação dos trabalhos perceberam a necessidade, diante da perplexidade e indagações dos espectadores, em face das fotografias obtidas, de divulgar esse instigante material para um maior público.
Mais informções:
Para ver algumas imagens da mostra clique no link:


Exposição fotográfica na Suíça revela história de fotos manipuladas

FOTO: Na foto acima, na imagem original, Lênin aparece com seus companheiros Kamenev e Trotzki, que que mais tarde foram tirados da foto por terem se tornado adversários de Stálin Uma exposição no Museu da Comunicação de Berna, na Suíça, mostra como a imprensa e governos totalitários adulteraram fotos para manipular a opinião pública.Uma foto vale mais que mil palavras - mas às vezes ela também pode mentir e mostrar uma realidade falsa, como deixa claro a exposição Imagens que Mentem na cidade de Berna, na Suíça.A mostra explica como meios de imprensa e regimes totalitários usaram a força das imagens através dos tempos para manipular a opinião pública e muitas vezes criar um clima sensacionalista.São mais de 300 fotos que foram publicadas nos últimos cem anos. Muitas delas mostram celebridades em poses inventadas, como a princesa Stefanie de Mônaco que aparece com diversos bebês diferentes em capas de revista.Outro exemplo é a foto da princesa Diana com seu amante Dodi em um barco. A foto no jornal Daily Mirror insinua que eles estavam quase se beijando, enquanto a imagem original os mostra somente conversando.Reprodução/BBCA foto da princesa Diana com seu amante Dodi no jornal inglês 'Daily Mirror' insinua que eles estavam quase se beijando (Foto: Reprodução/BBC)O acervo também inclui a famosa imagem do líder soviético Lênin com dois de seus companheiros, Kamenev e Trotski, que mais tarde foram removidos da fotografia por terem se tornado adversários de Stálin.Segundo os organizadores da mostra, há três tipos de manipulação: a mudança da foto em si, um texto insinuando uma situação diversa da fotografia ou o corte de parte da foto para mostrar só um ângulo específico.Isso é mostrado com o exemplo de uma foto de dois soldados americanos ajudando um iraquiano: Sua parte esquerda, isolada, dá a impressão que o americano aponta uma arma para a cabeça do iraquiano.A exposição em Berna também mostra como cenas de TV podem ser adulteradas. Visitantes podem ver em cabines de vídeo os takes originais e falsificados.