segunda-feira, 7 de junho de 2021

Participe do Concurso Fotográfico ABCclick no Metrô - SP


O Fotoclube ABCclick, em parceria com o Metrô de São Paulo, abre as inscrições para o concurso fotográfico ABCclick no Metrô - SP, que tem por objetivo estimular os moradores das cidades brasileiras para retratarem sua arquitetura.
O concurso é gratuito e aberto para qualquer interessado do Brasil. Neste certame só serão aceitas fotografias em cores com no mínimo 3.000 pixels no lado maior do arquivo fotográfico.
O tema do concurso é ARQUITETURA URBANA, que compreende desde uma cena de uma casa colonial como uma foto de um moderno edifício. Também monumentos e outras edificações estão dentro do tema do concurso.
Não serão aceitas imagens onde o ser humano esteja em destaque, como retratos, selfies ou cenas onde uma determinada pessoa retratada pode ser reconhecida e/ou identificada.
Para participar é necessário fazer o cadastro no site do Fotoclube ABCclick, para receber o código e senha de acesso, quando então o participante poderá inscrever até 4 fotografias. As melhores imagens serão selecionadas por Votação Popular, no conceito de Foto versus Foto.
Nesse sistema de votação o participante precisa se identificar, com o código e senha, e serão apresentados 4 imagens de cada vez, onde ele deverá escolher 1 ou 2 delas. A cada voto computado outras 4 novas fotos serão mostradas e assim sucessivamente até todas serão apresentadas. Não há link para votar em determinada foto.
As 30 fotografias mais votadas serão selecionadas e farão parte da Exposição Fotográfica a ser exibidas nas redes sociais do Fotoclube ABCclick e do Metrô de São Paulo, cuja abertura será no dia 19 de agosto de 2021, no Dia Mundial da Fotografia.
Informações no lin:


 

FOTOclube FESTIVAL começa nesta segunda, dia 7 de junho

 O FOTOclube FESTIVAL comemora o aniversário de 3 anos do Foto Clube Porto-alegrense.

A partir desta segunda-feira, dia 7, começa a primeira edição do FOTOclube FESTIVAL, que comemora o aniversário de 3 anos do Foto Clube Porto-alegrense. A abertura do festival, que será realizada a partir das 19h, traz como tema principal “Porto Alegre na história da fotografia” e conta com participação dos convidados Guilherme Lund e Eneida Serrano e mediação de Jorge Leão.

O evento tem como tema principal “A luz que percorre o tempo” e tem como um dos objetivos incentivar a produção fotográfica, trazendo debates sobre a memória da fotografia em sua história regional e a fotografia contemporânea em suas infinitas possibilidades.

A próxima terça-feira, dia 8, conta com duas oficinas. A primeira será ministrada pelo Gerson Turelly, das 14h30 às 16h30, e tem como tema principal a “Correspondência”. Já a segunda oficina, acontece das 19h às 21h, com o tema “Semiótica – Entre o vestígio e o imaginário”, com coordenação de Rogério Soares.

Dia 9, Ricardo Kadão Chaves, Fernando Gomes e Júlio Cordeiro falam sobre “Fotografia nas histórias”, às 19h, no formato EntreVista, e conta com mediação de Carlinhos Rodrigues. Já no dia 10, a primeira oficina traz novamente o tema “Correspondencia”, com Gerson Turrely. E a segunda fala de “Fitotipia – Fotografia artesanal”, com Anelise Ferreira.

Na sexta-feira, dia 11, às 19h, a EntreVista tem mediação de Gerson Turrely e abordará “Onde estamos? Para onde vamos?”, com os convidados Ricardo Esteves e Lilian Barbon. No sábado, dia 12, Ricardo Esteves ministra a oficina “Desenvolva sua verteste artística. Abra possibilidade de expor na Europa”, das 9h30 às 11h30.

Dia 14, começando a próxima semana, Lilian Barbon fala de “Fotografia híbrida, ressignificando imagens”, na sua oficina das 14h30 às 16h30. Já às 19h, Adroaldo Xavier aborda “Patrimônio cultural e coleções”, em sua palestra. O dia 15 conta com duas oficinas: Gerson Turelly fala sobre correspondência, das 14h30 às 16h30; e Rogério Soares ministra a segunda oficina com o tema “Entre o vestígio e o imaginário”.

No dia 16, das 14h30 às 16h30, Lilian Barbon ministra uma oficina com a temática “Fotografia híbrida, ressignificando imagens”. Às 19h,a EntreVista aborda “Fotografia nos dias de hoje. Olhares femininos – afinal o que nos move?”, com as convidadas Jacqueline Joner e Vera Carlotto, e mediação de Anelise Ferreira e Bia Donelli. Dia 17, Anelise Ferreira fala sobre “Fitotipia – Fotografia artesanal”, das 19h às 21h, em sua oficina.

No dia 18, a partir das 19h, acontece a divulgação dos resultados do concurso externo sobre “Foto P&B”, com coordenação de Gutemberg Ostemberg. Dia 19, das 09h30 às 11h30, Ricardo Esteves ministra a oficina “Desenvolva sua vertente artística. Abra possibilidades de expor na Europa”.

No último dia do evento, 21 de junho, acontece a oficina “Fotografia híbrida, ressignificando imagens”, com a Lilian Barbon. E para encerrar o festival,, William Clavijo e convidados abordam o tema principal do evento: “A luz que percorre o tempo”.

O FOTOclube FESTIVAL tem início nesta segunda e será realizado até o dia 21 de junho através das plataformas digitais.