segunda-feira, 9 de julho de 2007

O Festimage é um Evento Internacional na forma de concurso promovido pela Câmara Municipal de Chaves, cidade situada no norte de Portugal que ocorre pelo 2º Ano consecutivo. O evento reúne não só fotografias, incluindo imagens geradas a partir de programas gráficos e/ou montagens fotográficas. O objetivo é divulgar a arte fotográfica e a digital e tirando partido das facilidades de comunicação proporcionadas pela Internet, incluindo nessa divulgação autores das mais diversificadas origens.
O Brasil foi o 2º País com trabalhos selecionados no concurso, com 302 obras, perdendo apenas para Espanha com 368 concorrentes. Dentre os 302 brasileiros tive a satisfação de ter uma fotografia selecionada para a votação popular.
O indiano Arup Ghosh foi o vencedor do Prêmio Oficial do Festimage 2007. O segundo prémio foi ganho pelo espanhol Juan Carlos Roman. Jesus Jaime Mota da Espanha (3º prêmio) e Stephanus Meyer (4º prêmio), britânico que reside em Córdoba. Kushal Gangopadhyay, da Índia, foi o quinto classificado.
Rodrigo Teófilo, do Brasil, foi o vencedor do Prêmio do Público, modalidade que decorre paralelamente ao Prêmio Oficial, com 731 votos.
Os 50 trabalhos finalistas e o vencedor do Prêmio do Público serão reproduzidos em papel e constituirão uma exposição tradicional, que se realizará no Centro Cultural da cidade do dia 8 de Julho até final de Agosto de 2007.
Simultaneamente, alguns dos trabalhos finalistas serão ampliados para grandes dimensões e ficarão expostos, até ao final de Agosto, em algumas ruas e praças do centro histórico da cidade.
Finalmente - e também até ao final de Agosto, à noite - todas as obras admitidas serão projetadas por meios multimídia nos locais de lazer da cidade onde se concentram as esplanadas dos bares e cafés mais freqüentados.
A multiplicidade das origens dos autores e das formas como as obras serão expostas, difundidas e exibidas darão forma ao festival da imagem que a designação do evento anuncia.
Na página do Festimage já é possível conferir os nomes de todos os participantes, país de origem, e votos obtidos pelo júri e pelo público. Quem quiser dar uma conferida basta acessar: http://www.festimage.org/index.php?gc=Homepage
Minha fotografia, denominada ILUMINADA, obteve 334 pontos na votação popular.
http://www.festimage.org/index.php?gc=Ver+Imagens&filtrar=nome_utilizador&pesquisa=Gutemberg&order=mediana

Nenhum comentário: