quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Energia Limpa - Parque Eólico de Osório-RS - Cromo


Sempre tive curiosidade para ver de perto e fotografar o Parque Eólico, mas nunca tinha uma oportunidade de parar no local. Certa vez, indo para as praias do Sul do RS, encontramos uma estrada alternativa que, para nossa surpresa, passava nas proximidades do Parque. O dia estava muito belo, com céu azul carregado de nuvens e a temperatura bastante agradável. Como estava com cromo numa de minhas câmeras, resolvi fazer algumas fotos. Esta é uma delas. O material ficou muito bom. Meu amigo, Cristiano W. Soares, que estava comigo na ocasião, acabou fazendo várias fotografias com câmera digital, sendo que com uma delas ele foi vencedor do concurso fotográfico do Paralelo30 Fotoclube, cujo tema era Caminhos.

Sobre o Parque Eólico:

O parque eólico de Osório é um parque de produção de energia eólica na cidade de Osório, RS. É composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da auto-estrada BR-290 (Free-Way), RS-030 e de praticamente todos os bairros da cidade.
O parque tem uma capacidade instalada estimada em 150 MW (energia capaz de atender uma cidade de 700 mil habitantes), sendo a maior usina eólica da América Latina. O fator de capacidade médio dos parques eólicos de Osório é de 34%, o que significa dizer que ele produz, em média, 34% da capacidade total instalada. A média mundial deste fator é de 30%.
O Parque de Osório é um empreendimento da Ventos do Sul Energia, pertencente à espanhola Enerfin/Enervento (Grupo Elecnor) com 90%, à alemã Wobben com 9% e à brasileira CIP Brasil, com 1%. O empreendimento envolveu um aporte de R$ 670 milhões, dos quais 69% financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Dentro do parque eólico estão sendo construídos 24 km de estradas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Um comentário:

Serelepe disse...

Eu gosto muito dessa foto!
Acho ela demais, e passear por aí deve ser muuuuuito bom!
:)