_______________________Foto: Gutemberg Ostemberg
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, minha terra natal. Esta fotografia foi tirada no Parque das Nações Indígenas, uma área com muito verde, no coração da Capital Sulmatogrossense. Na época utilizei filme Fuji Superia 400, uma lente Canon 28-90mm.
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul.
Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 100 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. É a cidade mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977. Nos anos 1960, 70 e 80 apresentou um grande crescimento populacional, acima da média nacional. Hoje, a cidade tem característica e tamanho dignos de uma metrópole, com uma população de quase 800 mil habitantes, sendo o terceiro maior centro urbano e considerada a terceira cidade mais desenvolvida da região Centro-Oeste e a 23ª maior cidade do Brasil. Segundo pesquisa da revista Exame, em 2006 Campo Grande ficou com a 28ª melhor infra-estrutura entre todas as cidades do Brasil, fator decisivo na atração de investimentos.
Suas avenidas são amplas e largas e se cruzam nos sentidos norte-sul e leste-oeste, formando um desenho semelhante a um tabuleiro de xadrez. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), é carinhosamente chamada de Cidade Morena. Arborizada, limpa e com diversos jardins por entre as ruas largas, segue crescendo em harmonia com a natureza, a cultura indígena e as raízes históricas. A especialidade culinária na cidade é o churrasco de carne bovina com mandioca, hábito adquirido com os índios, sendo que a comida mais popular depois do churrasco é o sobá, um prato de massa de origem okinawana, servido na feira central. Tem como bebida típica o tereré (semelhante ao chimarrão, porém frio), de fácil preparo e tomado nos encontros entre amigos e familiares. Talvez o que mais impressione em Campo Grande seja o contraste do céu de 180º, quase sempre azul, com a cor da terra, as árvores e as construções históricas do centro. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem.
Fonte: Wikipedia
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário