terça-feira, 3 de junho de 2008

ARAQUÉM ALCÂNTARA

Visitei o Blog: http://buscadoolhar.blogspot.com/ e gostei bastante do conteúdo. Uma das matérias que me chamou a atenção foi a logo abaixo, pois gosto de fotografar a natureza, bem como de ver trabalhos retratando-a. E com é sabido, nessa área, o Fotógrafo Araquém Alcântara se destaca.

"O grande fotógrafo Araquém Alcântara, lançou recentemente mais dois livros em sua já coroada carreira! Considerado com um dos maiores fotógrafos brasileiros, Araquém possui mais de 30 livros editados e várias exposições em toda a sua carreira. Os dois livros mais novos a entrarem nesta lista são: "Águas do Brasil" e "Chapada Diamantina". Considerado pela crítica como um dos fotógrafos de natureza mais importantes do Brasil Araquém vem nos presentear com esses dois trabalhos bem acabados, e com uma técnica fora do comum.
Águas do Brasil tem 130 fotografias de Araquém com textos de Otávio Rodrigues, prefácio de Gilberto Gil e apresentação do climatologista Carlos Nobre. Ele "refaz" um a geografia dos recursos hídricos do Brasil. Diz ele: "Se nada for feito já pela preservação das nascentes e da natureza em geral os futuros brasileiros vão nos julgar como, no mínimo, coniventes e assassinos. A destruição acontece a cada minuto. Precisamos fazer alguma coisa". Já em Chapada Diamantina vem fechar um projeto próprio de 12 anos retratando a região que o mesmo traduz como "...um oásis em pleno sertão...". Este livro traz mais de 100 fotos em cor e preto-e-branco. Inclui também versos de João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Cecília Meireles e outros. O prefacio é de Orlando Senna cineasta e jornalista nascido na Chapada Diamantina.
Ambos foram lançados pela editora do próprio Araquém a Terra Brasil. E podem ser encontrados nas melhores livrarias do Brasil ou no site do próprio autor www.araquem.com.br. Fica aqui também o site do Banco de Imagens www.terrabrasilimagens.com.br . Espero que gostem e desfrutem destes dois belos livros."
Fonte: http://buscadoolhar.blogspot.com/