terça-feira, 25 de dezembro de 2007

domingo, 16 de dezembro de 2007

TRANQÜILIDADE / TRANQUILITY

Foto: Gutemberg Ostemberg

-

Há alguns anos atrás estava em casa, num sábado, e me deu uma vontade de viajar... de ir para algum lugar que eu ainda não conhecia. Peguei o mapa do Rio Grande do Sul e dei uma olhada. Chamou-me a atenção a cidade de São Lourenço do Sul. Já passava das 2 horas da tarde, quando pegamos a estrada em direção daquela cidade. Estava muito frio quando chemamos. Pegamos informação na entrada da cidade sobre um local para ficar e nos indicaram uns chalés em frente à Lagoa dos Patos, muito propício para quem gosta de fotografar. Já hospedados no local indicado, saímos para jantar. Era outono e a cidade estava bastante vazia, o que nos proporcionou um clima de bastante tranqüilidade. Acordamos às 05 horas da manhã para fotografar e a temperatura estava em torno de 0º C. Vimos o sol surgir na água da lagoa (efeito Sonrisal) e tiramos várias fotografias. Dentre as quais, destacaram-se algumas dos barcos na Lagoa dos Patos, e, em especial, esta.

Filme Superia 400, Canon EOS 300 - Lens 28-90mm.

A imagem acabou sendo uma das mais visitadas na minha página no Flickr:

http://flickr.com/photos/gutembberg/sets/72157600044370427/

Autumn of some years ago in calm waters of the Lagoa dos Patos (Lagoon of the Ducks) - São Lourenço do Sul City… One morning that initiated with temperature of 0º C and became one day pretty very… Film Fuji Superia 400, 300 Canon EOS - Lens 28-90mm. The place is very beautiful and with much tranquillity.

Ponte do Guaíba em Porto Alegre - Lançamento de Livro


terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mostra Fotográfica 2 Anos de P30



2 Anos de P30
Com este título, o Paralelo 30 Fotoclube de Porto Alegre abrirá exposição comemorativa dos seus dois anos de existência no cenário da Fotografia. O evento contará com a participação de 28 fotógrafos expositores, associados ao Fotoclube, com imagens de tema livre.
A abertura do evento será no dia 12 de dezembro de 2007, às 19:30h, na Trattoria e Pizzaria Da Casa, na Rua Fernandes Vieira, n.º 154, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre-RS.
A mostra fotográfica permanecerá acessível ao público no mencionado local no período de 13 de dezembro de 2007 até 05 de janeiro de 2008, de Terça a Domingo no horário de funcionamento da casa: das 19:30h às 23:30h.
O Paralelo 30 Fotoclube em dois anos realizou quatro concursos fotográficos, várias saídas fotográficas, cursos na área da Fotografia, mostras fotográficas, e teve marcante participação de seus integrantes em concursos externos e salões, de âmbito regional, nacional e internacional.
O P30, como também é chamado, conta atualmente com mais de 60 fotógrafos associados, de diversas áreas profissionais como: administradores, economistas, engenheiros, advogados, designers gráficos, web designers, tradutores, funcionários públicos, fotógrafos profissionais; todos apaixonados por fotografia. E é filiado da Confederação Brasileira de Fotografia – www.confoto.art.br.

Gutemberg Ostemberg
Diretor Administrativo do Paralelo 30 Fotoclube

domingo, 2 de dezembro de 2007

Cores da Diversidade / Colors of Diversity / Les couleurs de la diversité


Fotos: Gutemberg Ostemberg



A Parada Livre de Porto Alegre de 2007 reuniu inúmeras pessoas na Capital Gaúcha, num Mosaico heterogêneo, com manifestações pela Aceitação da Diversidade. Crianças, jovens, idosos, casais, compartilharam de momentos de alto astral com muita música, performances e cores na cidade.
The Freedom Parade of Porto Alegre 2007 met many people in the Capital of State of Rio Grande do Sul, in a heterogeneous mosaic "happy" with demonstrations by Acceptance of Diversity. Young, old, married couples, children, shared moments of high sense of humor, with great music, performances and colors in the city. Protesting for a world more tolerant and of less violence and discrimination, several representatives of the city's homes nightly and segments GLBT discoursed, followed by shows of dubbing and parade, closing the event (Google Translate).

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Imagens Publicadas

Gutemberg's Photos. Get yours at bighugelabs.com/flickr

Mostra Fotográfica Eco Jornada


Florianópolis receberá a Mostra Fotográfica Eco Jornada a partir do dia 29 de novembro (vide dados no convite). Tive a oportunidade de ver algumas das imagens relativas à Mostra produzidas pelo Germano Preichardt, juntamente com a equipe do Eco Jornada (www.ecojornada.com.br) e fiquei impressionado com os trabalhos. Sem sombra de dúvidas, o evento é recomendado para quem gosta de fotografias de natureza. Imagens de lugares fascinantes do nosso belo Brasil, como por exemplo de Bonito-MS, dentre outros, são capturadas com exímio técnico, possibilitando um deslumbramento visual e o interesse pelo turismo ecológico.
Vale a pena conferir!


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Green, Yellow, Blue and White too... - Fotografia Premiada

Foto: Gutemberg Ostemberg
-
Photo chosen as second better in a competition, where the rules demanded that the photo had the colors of the flag of Brazil, that are, green, yellow, blue and the white too… the photo was taken off to the side of the Lagoon of the Ducks (Lagoa dos Patos), second greater of America of the South, in the city São Lourenço (Google Translate).
-
Fotografia premiada com o segundo lugar no concurso Verde, Amarelo, Azul e Branco também, promovido pelo Paralelo30 Fotoclube de Porto Alegre. A imagem é de uma árvore à beira da Lagoa (Laguna) do Patos, em São Lourenço do Sul-RS. Foi uma das minhas primeiras fotografias tiradas com uma câmera digital. Com uma lente 18-55mm, tentei valorizar os diferentes planos, com a árvore em destaque. Era outono e a luz nesta cidade era magnífica na época. Trata-se de um ótimo lugar para ficar alguns dias. Recomendo.
.
* Todos os direitos reservados

Consciência Negra - Exposição destaca trabalho da Sociedade Afro-Tchê

Foto: Elson Sempé Pedroso
-
A Sociedade Beneficente Recreativa e Cultural Afro-Tchê apresenta, até 23 de novembro, no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre, a exposição Uma Trajetória de Luta. A mostra reúne 15 painéis com fotos, textos, bandeiras e camisetas, além de instrumentos musicais que retratam a atuação da entidade. O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra na Câmara (13 a 20 de novembro).Fundada em 1994, na Vila Safira, em Porto Alegre, a organização não-governamental Afro-Tchê oferece oficinas de percussão e dança para cerca de 350 crianças e adolescentes de poder aquisitivo baixo, como forma de desenvolver sua auto-estima e cidadania. Em parceria com a comunidade, mantém a Banda Afro-Tchê, que participa do Carnaval e de diversos eventos.A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, na sexta-feira, na Avenida Loureiro da Silva, 255. No feriado de 15 de novembro, a Câmara estará fechada. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara, telefone (51) 3220-4392.
-

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

LIVRO DOANDO VIDA - Sessão de Autógrafos na Feira do Livro em Porto Alegre-RS nesta quinta - 08.11.07


A parceria dos fotógrafos Elda Franco, Júlio Appel, Maria Clara Adams, Marta Morales e Walter Karwatzki com a instituição VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes, que abriga pacientes de baixa renda em fase de pré e pós-transplante, resultou, inicialmente, na mostra fotográfica “Doando Vida” que iniciou em Porto Alegre, assumiu um caráter itinerante e já visitou seis cidades, com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas em relação ao ato de doar órgãos e tecidos. O projeto agora se transforma em livro que terá a renda integral obtida da vendagem revertida em prol da Pousada VIAVIDA. Apresentado no formato 22x20cm, tem 120 páginas com 70 imagens em preto-e-branco que exibem momentos capturados no cotidiano dos hóspedes durante um convívio de seis meses entre fotógrafos e pacientes, dentro e fora da instituição.O livro “Doando Vida” é apresentado aos leitores pelo médico e escritor Moacyr Scliar e contém textos de Maria Lucia Kruel Elbern, Claudia Cardoso, Rogério do Amaral Ribeiro, além de um depoimento do fotógrafo canadense Freeman Patterson, que é transplantado.Doação e desafio nortearam o trabalho destes cinco voluntários. Para o curador do trabalho, o fotógrafo Rogério do Amaral Ribeiro, o resultado deste projeto de fotografia documental pode ser traduzido em duas palavras: técnica e sensibilidade.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Concurso de Fotos Digitais de Animais de Estimação

Foto Ilustrativa do Site

Os Protetores Voluntários – Grupo de Proteção Animal promove o concurso Bicho na Foto, que vai escolher as melhores fotos digitais de animais em cinco diferentes categorias. A escolha será por voto direto, via internet, mensalmente. No final de 12 meses, serão escolhidas as melhores fotos do ano. O endereço é
http://www.protetoresvoluntarios.com.br/.
O grupo iniciou seus trabalhos em janeiro de 2002, em Porto Alegre, com um grupo de pessoas preocupadas com os direitos dos animais. Os voluntários desenvolvem projetos voltados para educação, conscientização, mobilização e organização da comunidade para convivência responsável com os animais. Protetores não recolhe animais abandonados; cuida deles para que possam ser adotados. “Nosso foco principal é a realização de ações de proteção e controle populacional dos animais domésticos e conscientização das pessoas sobre a posse responsável no âmbito nacional”, informam no saite.
Fonte: www.sintrajufe.org.br

Sombras - Divulgação do Resultado do 3º Concurso Fotográfico do Sintrajufe

No dia 26 de outubro de 2007, no Café da Oca, R. João Telles - 512, em Porto Alegre, foi divulgado o resultado do 3º Concurso Fotográfico realizado pelo Sintrajufe - Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS. O Tema deste ano foi SOMBRAS.

Os trabalhos premiados e aqueles selecionados farão parte do calendário 2008 da entidade. As fotografias ficarão expostas no Café da Oca até o dia 23 de novembro de 2007. Vale à pena conferir, pois o nível do concurso foi bastante alto, com fotografias muito interessantes. Em escolha de um júri composto por conhecidos fotógrafos da região (RS), Miriam Marroni ficou com o primeiro lugar; Douglas Dickel foi agraciado com a segunda posição, e o terceiro lugar acabou ficando para Hilton Lebarbenchon. Através de votação das pessoas presentes na ocasião da premiação foi escolhido o quarto lugar, havendo um empate entre Gutemberg Ostemberg e Lourdes Helena. Também foram selecionados os trabalhos de: Claudia Bento Alves, Daniela Olante Casagrande, Elisane Pierotto, Germano Preichardt, Jackson Albuquerque, Jener Gomes, Karla Acosta de A. Nunes, Luciana Lee e Luciana Mena Barreto.

Veja as fotografias premiadas no Concurso Sombras:

Foto Classificada em Primeiro Lugar - Miriam Marroni



Foto Classificada em Segundo Lugar - Douglas Dickel

Foto Classificada em Terceiro Lugar - Hilton Lebarbenchon


Foto Classificada em Quarto Lugar - Gutemberg Ostemberg

A fotografia Luz no Fim do Túnel, 4º Lugar no Concurso deste ano do Sintrajufe, já havia sido publicada no Blog. A imagem tem um grande significado para mim, pois foi uma das primeiras que produzi após começar a estudar fotografia. Além disso, foi elaborada com uma câmera totalmente manual e filme originariamente em Preto e Branco.

No ano passado, eu havia ficado com o 1º Lugar no 2º Concurso Fotográfico do Sintrajufe com a Foto Ilusão do Movimento, que acabou também sendo selecionada no Festival Internacional Jauense de Fotografia.

Bela Torres / Beautiful Torres


Torres, pretty beach city of the Brazilian South, with beautiful beaches. Torres is situated in the coast of the State of the Rio Grande Do Sul. It annually receive thousand from people of all Brazil and, also, of the neighboring countries. Beyond being one of the sophisticated destinations of summering more of the State, the city is headquarters of ballooning festivals, activity very spread out in the region. Its pleasant climate and the vastness of its white sand beaches also is part of the local attractions. The city possesss a great variety of natural beauties, forming an only ecosystem in the State. There it is possible to find sea, island, beaches, dunes, rochedos, kills Atlantic, river, lagoon, waterfalls and diverse species of the fauna and the flora - everything in one same place. Torres (Towers in english) are one of the cities oldest of the State of the Rio Grande Do Sul. Population: 30,880 inhabitants. The region initially was inhabited by indians Carijós, Minuanos and Arachanes, who lived of the hunting and fish and if they dedicated to a rudimentary agriculture. Today, it still remains the colonial casario, that counts a little of the history of the city, appeared in century XVIII. The climate of Torres is the dry tempered one. The annual average temperature of the region is of 21ºC - with principles of until 35ºC and minims of 12ºC. The heat is alleviated by a light cooling breeze that comes of the sea. Events: The party of the Balonismo in Towers started by chance. In 1989, during the preparativeses of II the FEBANANA, party previously carried through in the city, its organizadores had decided to innovate and to bring some balloons for the opening of the event. The success was size that, from the following year, appeared the I Festival Sulbrasileiro de Ballooning. The city of Torres became it capital Brazilian of the ballooning. It in such a way pleases to the practitioners for its ideal climate and topography for the flight, how much for offering one of best infrastructures of Brazil for pilots and teams. The event congregates annually, in the month of April, about 40 a thousand people in the Park of the Ballooning.
-
Apesar de se tratar de apenas um registro despretensioso, sem qualquer apelo técnico, cuidando-se de um Postal, como sempre referido por uma amiga minha, achei interessante publicar esta fotografia no Blog para que mais pessoas possam admirar a belíssima Torres-RS, cidade praiana do Sul bastante visitada por turistas de todos os pontos do Brasil e, em especial, pelos "manos" argentinos e uruguaios. A cidade oferece inúmeros atrativos naturais, além das maravilhosas praias, como a da Guarita, localizada entre bonitas rochas. No início do outono, normalmente recebe milhares de pessoas para o festival anual de balonismo, grande atrativo para os fotógrafos de esportes. Enfim, Torres é Bela e agradável.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Além do Horizonte existe Um Lugar


"Beyond the horizon
There is a Place
Beautiful and Serene
To our love ... "
Words have great power...
Just as the images.
I like the pictures that make me go somewhere...
What moves with my thoughts...
With my feelings...
-
"Além do horizonte
Existe um Lugar
Bonito e Tranqüilo
Prá gente se Amar..."
J. Quest entoou por último estas frases e emocionou alguns apaixonados. Eu sou da época do R. Carlos :)
As palavras têm um grande poder...
Assim como as imagens.
Gosto muito das fotografias que me levam para algum lugar...
Que mexem com o meu pensamento...
Com os meus sentimentos...

domingo, 28 de outubro de 2007

Confederação Brasileira de Fotografia veicula matéria sobre o Livro O Guaíba e o Sol, de José Benedito de Oliveira, Fotógrafo de Porto Alegre


Fotografia: José Benedito de Oliveira

Trata-se de um livro de fotografias de pores-do-sol do Guaíba em Porto Alegre. Os textos estão em português, inglês e espanhol. Seu autor, José Benedito de Oliveira, é engenheiro mecânico, aposentado e fotógrafo amador. Atualmente é sócio do Paralelo 30 Fotoclube. Selecionou fotos que foram obtidas durante três anos às margens do lago Guaíba – desde a Raia Náutica até a Ponta da Cuíca em Belém Novo, no período que vai de junho de 2000 a agosto de 2003. O livro é apresentado em capa dura branca e sobrecapa colorida, tem o tamanho de 23,0 cm x 28,5 cm e contém 50 fotos em 118 páginas. Está à venda em livrarias da cidade ao preço de R$60,00. Contato com o autor: zedito@hotmail.com
" Ah!! As Cores!!Eu espero que neste livro consiga-se mostrar a variedade de cores dos pores-do-sol de Porto Alegre. Não é à toa que ele é citado como o cartão postal da cidade. É uma emoção muito grande - me lembro que um fim de tarde eu estava ali na prainha da Usina do Gasômetro e aquele bando de gente esperando o sol se pôr: Às vezes eu imagino se ali, naquela hora, não se reúnem as pessoas versão moderna dos adoradores do sol. Pois bem, o astro foi se escondendo e deixando um rastro de tanta beleza que lá pelas tantas, qual uma combustão espontânea, partindo não se sabe de onde, estava todo mundo batendo palmas para o espetáculo!! "
José Benedito de Oliveira

SESC divulga resultado do Concurso Fotográfico Arte Por Toda Parte - A Cidade e as Manifestações Artísticas

Foto: Olhares Cruzados - Gelson Rocha - Primeiro Lugar Amador

Saiu o resultado do 4º Concurso Sesc de Fotografias - Arte por Toda Parte - A Cidade e as Manifestações Artísticas. A Fotógrafa Kátia Helena Rodrigues Dias ficou com o Primeiro Lugar - Categoria Profissional com a fotografia Retro Retrato 3X4 (confira no site do SESC). Gelson Rocha, com o trabalho Olhares Cruzados (foto em destaque), conquistou o 1º Lugar do Concurso na Categoria Amador. Maiores detalhes no link:
http://www.sesc-rs.com.br/concurso_fotografia/index.htm

O Rio Grande do Sul, aos poucos, vem revelando novos talentos no âmbito da fotografia, como é o caso de Gelson Rocha, que possui fotografias de alta qualidade técnica e com composições impecáveis, reiteradamente reconhecidas em concursos regionais. Recentemente, ele conquistou o 1° lugar na categoria amador em outro Concurso Fotográfico: VISÕES DA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (foto abaixo). As fotos premidas estão fazendo parte de uma exposição naquela cidade.

Projeto de Fotos em Preto e Branco - Filme

Fotografia produzida para Projeto de Imagens de Porto Alegre em Preto e Branco, idealizado pela escola de fotografia Projeto Contato.
Filme Kodak PB, Asa 400, Lente 28-135mm USM IS Canon
O Parque Farroupilha, tambem conhecido como Parque da Redenção é o parque mais tradicional e popular de Porto Alegre. Local tradicionalmente visitado pelos portoalegrenses nas horas de descanso, seja para praticar esportes ou simplesmente tomar um chimarrão com a família. O parque tem o nome atual desde a exposição em comemoração aos cem anos da Revolução Farroupilha, ocorrida em 1935. Curiosamente ainda é chamada pelo antigo nome "Redenção", uma homenagem à libertação de centenas de escravos na cidade antes mesmo das leis federais que aboliram a prática no país. Com 370 mil metros quadrados e 45 monumentos, o parque conta com inúmeras atrações, como o Monumento ao Expedicionário, mercado, fonte luminosa, lago, mini-zôo, canchas esportivas e o brique da Redenção, aos domingos. Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Para ver mais fotos do projeto acesse o link:
Photography produced for Project Images of Porto Alegre (city of South of Brazil) in Black and White, idealized by the school of photography Projeto Contato. Kodak Film PB, Asa 400, Lens 28-135mm USM IS Canon
The Farroupilha Park, also known as the Park Redenção (of the Redemption) is the most traditional and popular park in Porto Alegre. Local traditionally visited by people of city in hours of rest, either for sports or simply take a "chimarrão" with the family. The park takes its name from the current exhibition in commemoration of one hundred years of Farroupilha Revolution, which occurred in 1935. Curiously it is still called by the former name "Redemption," a tribute to the release of hundreds of slaves in the city even before the federal laws that abolished the practice in the country. With 370 thousand square meters and 45 monuments, the park has many attractions, such as the Monument to the Expedicionário, market, light source, pond, mini-zôo, cancha sports and the brique of Redemption, on Sunday.
To see more photos of Project:

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Compenetração / Compenetration


Imagem capturada durante a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Fevereiro/2007 para Projeto de Fotos de Porto Alegre em Preto e Branco. Mãe e filha observam atentamente a cerimônia religiosa. A boneca, a tiracolo, por um momento, é esquecida pela pequenina. Por sua vez, a fé resta estampada no rosto da mãe. Numa manhã de sol bastante forte milhares de pessoas percorreram ruas da Capital Gaúcha para acompanhar a imagem de N. Sra. dos Navegantes que chegara do Guaíba. Eu nunca havia participado de um evento como este. Caminhando entre as pessoas, olhando suas faces, suas expressões de fé, acabei sendo contagiado pela forte vibração religiosa; foi tamanha a emoção.

Canon EOS 300 - Kodak PB Asa 400 - Lente 28-135mm Canon IS USM

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

II Salão Nacional de Fotografia de Ribeirão Preto



Veja o Regulamento do II Salão Nacional de Fotografia de Ribeirão Preto no Site da Confederação Brasileira de Fotografia: http://www.confoto.art.br/reg_salaoribeirao.php

Para se inscrever: http://www.confoto.art.br/salaoribeirao/ficha.pdf

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Divulgação do Resultado do 3º Concurso Fotográfico do Sintrajufe - Tema: Sombras, no qual tive foto selecionada, nesta sexta-feira em Porto Alegre.


Compareçam para prestigiar os trabalhos selecionados no concurso fotográfico Sombras, conhecer os três primeiros colocados e ainda votar no quarto lugar! No ano passado, o tema era Movimento e tive a satisfação de obter o primeiro lugar. A foto daquele concurso já publiquei em posts anteriores neste Blog.

CAMPOS NEUTRAIS - BRASIL/URUGUAI

Antonio Carlos Grandini
Nina Elisabeth Mucillo
Rogério do Amaral Ribeiro
Gelson Rocha
Hilton Lebarbenchon

O Uruguai revela imagens muito interessantes, que bastante se identificam com a cultura do Sul do nosso País. Em 2006 e 2007 eu e alguns amigos tivemos a oportunidade de fotografar um pouco da região. Em postagem mais antiga, mostrei uma imagem de Punta Del Este tirada no início de uma noite de lua cheia.
Recentemente (dias 20, 21, 22 e 23 de setembro de 2007), a Escola de Fotografia Câmera Viajante de Porto Alegre realizou um passeio fotográfico na região de fronteira (Brasil/Uruguai) sendo produzidas, na ocasião, imagens fantásticas. Em destaque algumas fotografias dos grandes amigos: Rogério do Amaral Ribeiro, Hilton Lebarbenchon, Gelson Rocha, Nina Elisabeth Mucillo e Antonio Carlos Grandini. Para ver mais trabalhos sobre o tema acesse:
Espero voltar em breve para o Uruguai, se possível, no próximo passeio da Câmera Viajante.
-
-
CAMPOS NEUTRAIS: "Enquanto Portugal e Espanha disputavam entre si o domínio da América do Sul, erguendo fortificações e derramando sangue pela posse do Prata, da Cisplatina e dos Sete Povos das Missões, surgia no extremo sul do Brasil a “Terra de Ninguém”. Um lugar que devido a sua geografia, dificultava o deslocamento de exércitos e o povoamento. Assim, ficou de fora da disputa e foi denominada “Campos Neutrais”, pelo Tratado de Ildefonso em 1777, entre Portugal e Espanha buscando a pacificação. “ Terra de Ninguém”, terra sem dono, terra de qualquer um, terra de todos, uma área que vai da cidade de Rio Grande até o Chuí, uma extensa área que fica entre as lagoas Mirim, Mangueira e o Oceano Atlântico. Passou o tempo e as guerras ficaram para trás. Marcaram-se as fronteiras e os lugares viraram cidades: Santa Vitória do Palmar, Chuí e Chuy. Das disputas, restam hoje os fortes, cujas pedras se colorem com a luz do pôr-do-sol e que mostram nos seus musgos e líquens a passagem do tempo, emprestando-nos sua beleza, força e história para fotografarmos. O lugar que outrora dificultou o acesso ao homem, agora aconchega a natureza. As águas das lagoas e os banhados são um dos últimos refúgios de um grande número de espécies animais e vegetais. Hoje em paz, este lugar fronteiriço ainda é um campo neutral, pois é a casa de muitos que quiseram romper fronteiras, onde convivem cristãos, muçulmanos, judeus, brasileiros e uruguaios. Onde vive um artista que busca em objetos trazidos pelo mar, a matéria-prima para realizar sua arte e despertar a consciência ecológica em quem é tocado por sua sensibilidade." Fonte:

Varal Fotográfico em Paraty


Os varais fotográficos têm se intensificado ultimamente, como uma forma mais acessível e prática de mostrar as fotografias, num tempo em que muitos guardam belíssimas imagens em HDs e em diversas mídias de pouco acesso. Divulgar os trabalhos, sem dúvida, além do intuito de mostrar o que se faz, é uma tarefa de generosidade com os amantes da arte mais popular. Que cada vez mais esta idéia seja difundida.
Quem puder, visite a mostra de Paraty, pois valerá muito à pena. Certamente, será uma exposição de fotografias muito bem elaboradas. Digo isso, porque conheço parte dos trabalhos deste valoroso grupo de amantes da arte fotográfica. Além disso a cidade é muitíssimo agradável e têm se tornado um pólo cultural com vários eventos ultimamente. Aproveito a oportunidade para deixar um grande abraço a todos e parabenizá-los pelo louvável evento, em especial à Rê, ao Leley e à Tatiana. Sucesso para todos vocês!! Ficaríamos muito contentes se uma hora dessas viessem mostrar os trabalhos de vocês aqui em Porto Alegre.

Vigias / Guards

Vigias

Um grupo de garrafas de suco de uva, proveniente da serra gaúcha "vigia" as pessoas de rica diversidade que passam por sua frente... Malabaristas, vendedores de sua arte, tocadores, casais tomando chimarrão, senhores observando suas senhoras comprando artesanato, solteiros paquerando, amigos passeando...Na sombra é mais ameno "vigiar", mais ameno "fotografar", mais ameno "ficar".
Foto que integra Projeto de Fotografias de Porto Alegre em Preto e Branco, a partir da utilização de filme, em saída administrada pela Escola de Fotografia Projeto Contato.
Filme AGFA Asa 400, Canon EOS 300, Lente Canon 28-135mm IS USM
A group of bottles of grape juice, from the mountains of Rio Grande do Sul (Brazil) "guard" the great diversity of people who pass through its front ... Artists, vendors of their art, players, people drinking "chimarrão", misters observing their ladies buying crafts, unmarried crush on, friends went ... The shadow is more mild "to watch," more mild "to photograph," more mild "to stay". :) (Google Translate)
AGFA Film 400, Canon EOS 300, Canon Lens 28-135mm IS USM
To see some photos on black and white sign:
http://www.projetocontato.com/projetoportoalegre/redencao/index.html
Para ver mais algumas fotografias minhas e de amigos meus dentro do Projeto Porto Alegre acesse:

domingo, 21 de outubro de 2007

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Anoiteceu em Punta Del Este


As fotografias noturnas causam-me certa admiração e entusiasmo, pois requerem mais, e os resultados, quando satisfatórios, trazem sempre imagens muito interessantes. Esta fotografia foi tirada em abril de 2006, no início da noite, em Punta Del Este. O clima estava muito agradável e depois de conseguir algumas imagens muito boas do final de tarde, utilizando o tripé fiz algumas noturnas. A imagem é uma das mais visitadas do meu Flickr:
Recentemente estampa uma das paredes do Laboratório Fotográfico Sulfotos (onde são feitas as ampliações de meus trabalhos fotográficos), em Porto Alegre, na Félix da Cunha nº 543 (quase esquina com a Cristóvão), no tamanho 1,20m x 2,50m.
A imagem integrou a Mostra 3 Amigos... 3 Olhares no espaço de cultura do TRF da 4ª Região, sendo um dos trabalhos mais comentados e posteriormente comercializados.
Caso queira um examplar, entre em contato pelo email: gutembberg@hotmail.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Uma Luz no Fim do Tunel / The Light of the End of the Tunnel exists for all




"Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz"

Trecho de canção do Renato Russo

A Luz do Fim do Túnel existe para todos...
A escuridão torna a Luz mais interessante...
A esperança é uma busca constante...
A boa Luz é uma busca constante...

Uma das minhas fotos preferidas, e um dos primeiros trabalhos, tirada durante o meu primeiro curso de fotografia (Oficina do Sintrajufe), em Porto Alegre, que me proporcionou grandes alegrias. Para minha querida professora, e hoje grande amiga, Isaura Saraiva, doei uma ampliação desta imagem, obtida em Dois Lajeados(RS), com a utilização de filme PB, com uma Canon A-1 - Mecânica

“When everything is lost
A way always exists
When everything is lost
A Light always exists"

Stretch of song of the brazilian singer Renato Russo

The Light of the End of the Tunnel exists for all…
The blackout becomes the Light most interesting…
The hope is a constant search…
The good Light is a constant search…

One of my photos preferred, and one of my first work, taken off during my first photograph course, that provided great joys to me. For my beloved teacher, and today great friend, Isaura Saraiva, I donated a magnifying of the image, gotten in Dois Lajeados (Brazil), with a film BW, one Canon A-1 - Mechanics (Google Translate).

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

BIENAL B - Mostra Fotográfica


Caros amigos amantes da arte fotográfica em geral,

Mais um bom evento neste período bastante agitado no âmbito fotográfico que vale a pena ser conferido de perto. A amiga fotógrafa Letícia Lampert, juntamente com outros 09(nove) fotógrafos, inaugura a partir de hoje, mostra com seus trabalhos na Casa de Cultura Mário Quintana, Rua dos Andradas, 736, 7º Andar, em Porto Alegre-RS. Conhecendo um pouco da produção fotográfica da Letícia, penso que haverá muita coisa interessante no evento para ser visto.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Varal Fotográfico no Jardim Botânico de São Paulo


Minha grande amiga de São Paulo, Renata Corsatto, juntamente com outros fotógrafos amigos, estará participando de Varal Fotográfico no Jardim Botânico daquela Cidade nos dias 6 e 7 de outubro/2007. Pena que não poderei estar presente, mas certamente o evento será um sucesso, tratando-se de ótimos fotógrafos. Este tipo de evento é muito interessante. Recentemente o Sulfotoclube também promoveu varais fotográficos em Porto Alegre-RS. É algo mais informal e as pessoas podem ter um contato mais visual com as fotografias. Quem puder, prestigie a Mostra dos meus amigos de São Paulo.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Nas Serenas Águas...

Numa tarde em Itapuã...
Nas serenas águas...
O pequeno barco deslizava...
E seguia o seu Destino.

Parque Estadual de Itapuã - Localizado a 57 km da capital, Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da laguna dos Patos.Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias. A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras.

O Parque foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durante a Revolução Farroupilha. Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza. Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataque imperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas." Texto publicado em Zero Hora 29/04/2003

Praias abertas para visitação: das Pombas, da Pedreira e Praia de Fora.

Itapuã é uma palavra de origem tupi-guarani, é um tipo de arpão curto, com ponta metálica (originalmente de pedra - ita, nesta língua), que era utilizado para a pescaria de tartaruga e peixes grandes. A palavra siginifica Pedra que chora - do Tupi-Guarani (ITA- pedra, PUÃ- Choro, Gemido).

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Energia Limpa - Parque Eólico de Osório-RS - Cromo


Sempre tive curiosidade para ver de perto e fotografar o Parque Eólico, mas nunca tinha uma oportunidade de parar no local. Certa vez, indo para as praias do Sul do RS, encontramos uma estrada alternativa que, para nossa surpresa, passava nas proximidades do Parque. O dia estava muito belo, com céu azul carregado de nuvens e a temperatura bastante agradável. Como estava com cromo numa de minhas câmeras, resolvi fazer algumas fotos. Esta é uma delas. O material ficou muito bom. Meu amigo, Cristiano W. Soares, que estava comigo na ocasião, acabou fazendo várias fotografias com câmera digital, sendo que com uma delas ele foi vencedor do concurso fotográfico do Paralelo30 Fotoclube, cujo tema era Caminhos.

Sobre o Parque Eólico:

O parque eólico de Osório é um parque de produção de energia eólica na cidade de Osório, RS. É composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da auto-estrada BR-290 (Free-Way), RS-030 e de praticamente todos os bairros da cidade.
O parque tem uma capacidade instalada estimada em 150 MW (energia capaz de atender uma cidade de 700 mil habitantes), sendo a maior usina eólica da América Latina. O fator de capacidade médio dos parques eólicos de Osório é de 34%, o que significa dizer que ele produz, em média, 34% da capacidade total instalada. A média mundial deste fator é de 30%.
O Parque de Osório é um empreendimento da Ventos do Sul Energia, pertencente à espanhola Enerfin/Enervento (Grupo Elecnor) com 90%, à alemã Wobben com 9% e à brasileira CIP Brasil, com 1%. O empreendimento envolveu um aporte de R$ 670 milhões, dos quais 69% financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Dentro do parque eólico estão sendo construídos 24 km de estradas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Porto Alegre está tendo vários eventos interessantes neste período. Hoje são inauguradas duas Mostras: uma de Leopoldo Plentz e outra de Eurico Salis


Leopoldo Plentz e Eurico Salis possuem trabalhos distintos e muito interessantes. Vale a pena conferir os trabalhos destes dois grandes fotógrafos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

CONFIRA O AUDIOVISUAL DA MARATONA FOTOGRÁFICA

A Escola de Fotografia de Porto Alegre Projeto Contato, durante as festividades da Semana da Fotografia, no mês de agosto/2007, promoveu várias atividades como micro-oficinas, palestras, apresentação de audiovisuais e uma Maratona Fotográfica.
A proposta da Maratona Fotográfica era a de que fotógrafos de Porto Alegre e região, participantes do evento, tirassem fotografias num período de 24 horas ininterruptos para a montagem de um audiovisual a ser divulgado no encerramento das atividades festivas da Escola. O resultado acabou sendo bastante interessante.
Parabéns aos amigos do Projeto Contato!

Para ver as imagens acesse o link: http://www.projetocontato.com.br/maratona.html

Resultado geral do 43º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica 2007, no qual tive uma fotografia selecionada

B R A S I L – Trabalhos Admitidos
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTE FOTOGRÁFICA - Rio de Janeiro / RJ
DIAS, Gemerson Grito de AlertaMILASCH, Amílcar Caminho dos Ipês (cor)PEÇANHA, Osmar Tocando com o coraçãoVIEIRA, Carlos Capricho da Natureza (cor)

ASSOCIAÇÃO DE FOTÓGRAFOS FOTOTECH - São Paulo / SP
BUENO, Bento Pereira Duas Épocas (cor)BUENO, Elisa Cardeal Curioso (cor)COSTA, Marco Dançando na Praia (cor)DORINI, Maura Regina ContemplaçãoFURTADO, Luiz Fernando Pedra Branca (cor)HARTFIEL, Renato Cores em flores - Rosa 3 (cor)MUNIZ, Guto Cordel (cor)

CINE FOTO CLUBE RIBEIRÃO PRETO - Ribeirão Preto / SP
BROEKSTEEG, Catharina Navalha na Terra (cor)RAVASI, Henrique Caminho da Luz (cor)TOZATO, Eduardo Sonho Azul II (cor)VERONESE, Ederaldo O Retrto (cor)

CLUBE DO FOTÓGRAFO DE CAXIAS DO SUL - Caxias do Sul / RS
TAUFER, Sedenir A. Silhueta Gaúcha

CLUBE DA OBJETIVA - Goiânia / Go
ESTEVES, Raquel Bolero de Ravel (cor)ESTEVES, Rosary Cavalhadas (cor)

FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE - São Paulo / SP
LOPES, Fernando Pandeiro (cor)VILAS BOAS, Myriam Extranheza (cor)ZÓIA, Danilo Amanhecer

FOTO CINE CLUBE GAUCHO
LODETTI, Ademir Adão Florianópolis (cor)OLIVEIRA, Rogério Pinto Dias Maruja (cor)SCHATTSCHNEIDER, Fernando Lanterna Azul (cor)

FOTO CLUBE ARACOARA - Araraquara / SP
ARENA. Eduardo O CapatazFRANCISCO, Ricardo Fernandes Corujas (cor)PALAGI, Rubens Porto Bromélia (cor)SANTOS, João Carlos PortãoTANNURI, Lucas A. Rached Dupla Estação (cor)

FOTO CLUBE CÂMERA E LUZ - São José dos Campos / SP
SOARES, Carlos Leite Menino do Congo (cor)

FOTO CLUBE FLORIANÓPOLIS - Florianópolis / SC
FUCHTER, Adriana Eu não sentia nada (cor)SOUSA, Fabrício Cunha Homenagem

GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA - Ribeirão Preto / SP
DEGOBBI, Lu Reverência (cor)FRANCO, Sônia Sabor (cor)RIPAMONTI, Francisco Luamar II (cor)ROSSATO, Elza Raises (cor)ROSSATO, João Pedro II (cor)TÓRTORO, A.C. Dantesco (cor)

GRUPO LUMINOUS DE FOTOGRAFIA - São Paulo / SP
ACEVEDO, Julio S/TASAKAWA, Sergio S/TBARRETO, Rita S/TBUENO, Fernando S/TCASTELO, Fabiano S/TGANBARINI, Adriano S/TGITTI, Jonny S/TGUIMARÃES, Cristina S/THOUCK, Wilson S/TIZUKAWA, Rui S/TKWABARA, Kátia S/TKRAUSE, Liz S/TSEGUI, Tetsuo S/TVALLE, Ourivaldo Barbosa S/T - S/TVIEGA, Cícero S/T

FOTO CLUBE PARALELO 30 - Porto Alegre / RS
FONSECA, Ana Carolina Costa Solidão I GUTEMBERG, Ostemberg Ilusão do movimento (cor)KARWATZKI, Walter PalhaçoSOARES, Cristiano Wurdig Aquarela do Brasil

FOTO CLUBE GASPAR - Gaspar / SC
BARBIERI, Gisele C. Seibel Criança Guarani (cor)SANTOS, Carolina Mar de cobre (cor)SCHRAMM, Luiz Eduardo Na direção da luz - Castelo do imigrante austríaco

FOTO CLUBE SANTA CATARINA - Blumenau / SC
HATSUMURA, Fernando Grandes PensadoresLOBE, Carlos Máscara (cor)REINERT, Marcio Malungo do Litoral (cor)SAUT, Sidney Luis (EFIAP) Impaciência - Jardim PopularSCHRODER, Gunter Cruz

SALVADOR FOTO CLUBE - São Paulo / SP
SAPATEIRO, Tatiana Patagônia Azul (cor)

SALVADOR FOTO CLUBE - Salvador / Bahia
BASTOS, Mario Vitor O tocadorCARMO Patrícia FéFARIA, Roberto À luz de velas (cor)PERINI, Fátima Perdidas IlusõesSPINOLA, José Ave no alvoXAVIER, Vinicius RepensamentoWOLYN, Walter João de Barro construindo o ninho (cor)

SOCIEDADE FOTOGRÁFICA DE NOVA FRIBURGO - Nova Friburgo / RJ
BLACHEYRE, Yuri Quaresma (cor)BRIAN, Décio (AFIAP) AlagoanaHUBACK, Emilce Luiz S/TSILVEIRA, Roney Jangada (cor)WEICHERT, Karlheimz Rubro amanhecer (cor)ZAMBÃO DA SILVA, Alípio César Crianças do Sertão (cor)

I N D I V I D U A I S

AMPARO / SPVILAS BOAS, Carlos Alberto Mano f Circus

CAMPINAS / SPFRANCATTO, Cristiano Eweyn (cor)LACUNZA JUNIOR, Daniel Estação da Luz (cor)

RIBEIRÃO PRETO / SPGALLO NETO, Luiz S/T

RIO CLARO / SPMIOTTO, Sebastião Luiz Cauã e seu brinquedo (cor) / PaixãoRAMASSOTTI, Luiz Carlos À beira do mar de montanhas (cor) /As Marias da Graça (cor)

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SPCURY, Sylvia Nogueira Luz vermelha (cor)

RIO DE JANEIRO / RJALMEIDA, Cicéia S/TARANHA, Guacyr Sonho / cena de RuaCAPISTRANO, Délcio Utopia (cor) / Sonhar é preciso (cor)CHAL, Márcia To de olho em você (cor) / A caminho de Jaú (cor)PINTO, Francisco (AFIAP) Chocando os ovos / Diferenças Sociais / Criança no barco (cor)SHIINO, Helio Masatoshi Três Reis Magos (cor)

FORTALEZA / CE ALVES, Clesivaldo Final de Feira (cor)

RECIFE / PE ROCHA DA CRUZ, Clarissa Com a tristeza no olhar

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Mostra Fotográfica do XI Concurso Anual de Fotografia Sioma Breitmam 2007

25 trabalhos vencedores do Concurso, menções honrosas e selecionados do concurso de 2007 estão expostos à visitação, de 3 a 28 de setembro, no saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações no Memorial da Câmara, pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318..

O concurso fotográfico foi instituído por lei, sendo um dos mais tradicionais da cidade, e é uma homenagem ao fotógrafo Sioma Breitman cuja obra está ligada a imagens de paisagens de Porto Alegre da 1ª metade do séc. XX, retratou também personalidades e tipos humanos anônimos de sua épóca. O evento visa estimular a produção fotográfica artística pelo processo analógico em Preto e Branco tendo sempre como tema a nossa cidade.

O grande vencedor da edição de 2007 foi Alexandre Davi Borges, que conquistou o primeiro prêmio, de R$ 1.500,00 e recebeu menção honrosa. Jorge Luís Leão Machado e Domingos de Almeida Martins Costa receberam o segundo e o terceiro prêmios, de R$ 1.000,00 e R$ 500,00, respectivamente, e Gustavo Diehl e Julio Sérgio de Lima Appel foram agraciados com as outras duas menções honrosas. Além dos seis primeiros trabalhos, outras 19 fotos participam da mostra como selecionadas.

Quem foi Sioma Breitman?

Considerado um dos mais importantes fotógrafos do Rio Grande do Sul, Sioma Breitman nasceu na Ucrania em junho de 1903 e emigrou para o Estado em 1924. Dedicou-se a fazer especialmente retratos a partir de 1927 quando abriu seu próprio estúdio fotográfico, na Rua dos Andradas, em Porto Alegre.
Fotografou personalidades como Getúlio Vargas, Villa- Lobos, Vicente Celestino, Procópio Ferreira, Mario Lago, e muitos outros famosos, mas também focalizou o povo. Escolhia como modelos pessoas humildes, cujas figuras marcadas pela vida sabia valorizar com o toque mágico de sua lente.
Sioma, porém, não se notabilizou apenas pelos retratos. Suas paisagens, objetos e estudos humanos lhe deram projeção como profissional preocupado com a composição e a criatividade.
A obra de Sioma é, ainda hoje, responsável pela divulgação de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul na Europa, nos Estados Unidos e em praticamente todos os quadrantes do mundo, onde expôs.
Morreu aos 76 anos, em 1º de fevereiro de 1980. Pelo amor e dedicação que colocava em suas obras, é lembrado como grande fotógrafo-poeta e tem sua memória preservada em eventos como o concurso que nos orgulhamos de promover nesta Câmara, destinado a estimular as novas gerações para a arte da fotografia.

Fontes: http://www.paralelo30fotoclube.blogspot.com/
e http://www2. camarapoa. rs.gov.br/

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Na rua... além dos passos...


Na rua... além dos passos...
Upload feito originalmente por Gutemberg's Photos
Na rua, a luz desenha, em meio às pedras
Surgem figuras... Cores se destacam... as pessoas em geral não observam... o fotógrafo pára... a câmera registra...
Esta imagem foi fruto de uma inspiração que surgiu a partir do estilo de fotos do grande amigo Hilton Lebarbenchon, com o qual muito aprendi e pelo qual tenho grande carinho e admiriação.
A fotografia foi tirada na cidade de Pelotas(RS), numa saída fotográfica promovida pela Escola de Fotografia Câmera Viajante, registrando-se as Trilhas Luso-açorianas no RS.

Upload feito por Gutemberg's Photos em 14 Abr '07, 10.43 PDT.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

As Cores Fantásticas da Silveira


Há alguns anos atrás passei o verão em Garopaba-SC com grandes amigos do Rio Grande do Sul e tive a oportunidade de fotografar lugares fantásticos da região (Silveira, Siriú, Gamboa, Guarda), mas esta imagem da Silveira sempre me vem à mente quando lembro-me daquele passeio. Esta fotografia foi executada com uma Canon EOS 300, filme Superia 200, numa manhã de sol, usando um diafragma bem fechado.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Yá-lé


Nesta terça, dia 28 de agosto, será aberta a Mostra Fotográfica Yá-Lé no Espaço de Cultura do Sesc em Porto Alegre, paralelamente ao lançamento do novo CD da Cantora Karine. Serão expostos, na oportunidade, trabalhos fotográficos retratando imagens da Cantora em diversas ocasiões, durante seus shows. Vale a pena conferir as fotos de Luciana Lee, Suzana da Luz e Carlos Ag. da Cunha, grandes amigos meus. A Produção do Evento é do meu amigo Cristiano W. Soares.

domingo, 26 de agosto de 2007

Audiovisual da Mostra Imaginarium

Assistam ao audiovisual com fotos da Mostra Imaginarium, da qual participei com grandes fotógrafos do RS e vejam, ainda trabalhos de Hamilton Coelho.

Foto Premiada e Selecionada em Salão Internacional


Esta fotografia tem me dado algumas alegrias. Depois de ter sido premiada em Primeiro Lugar em concurso fotográfico realizado pelo Sintrajufe de Porto Alegre, acaba de ser selecionada no 43 Salão Internacional Jauense (representando o Paralelo30 Fotoclube de Porto Alegre), que contou com a participação de 35 países e mais de 3.000 trabalhos. Esta imagem foi obtida em parque de diversões da Capital Gaúcha, com a utilização de uma câmera Canon 350D, baixa velocidade do obturador, lente 75-300mm USM, e tripé.
Na ocasião do julgamento do concurso do Sintrajufe, foi ressaltada a definição de três planos na fotografia, o que teria valorizado a imagem, que acabou fazendo parte do calendário 2007 daquela entidade, distribuído aos seus sindicalizados.